ATIV. PROINFO




TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO: ENSINANDO A APRENDENDO COM AS TIC - 100H
Tecnologia na minha escola

A tecnologia vem evoluindo cada vez mais, trazendo novos desafios no cotidiano do ser humano, e a nossa escola não está alheia dessa realidade, pois a mesma vem preparando os discentes tornando-os capazes de situarem de forma crítica diante desta nova transformação.
Os novos recursos tecnológicos vêm ajudando a deixar as aulas mais dinâmicas, pois acreditamos que é o papel da escola apresentar os elementos do mundo em que vivemos e ensinar como interagir com eles.
Na Escola Municipal Cecília Meireles, temos nove TVs nas salas de aulas que é utilizada com aparelhos de DVD para transmissão de filmes e vídeos didáticos, o Laboratório de Informática atualmente é composto por quarenta máquinas com o sistema operacional LINUX todos com acesso a internet, interagindo com o ambiente de aprendizagem interdisciplinar dos quais os elementos principais são os professores e alunos,as aulas no Laboratório é desenvolvida através de horários fixos para os 1º e 2º ciclose agendamento para os 3º e 4ª ciclo, com planejamento entre professores (professor regente, professor do LIE e coordenador).Além dos computadores do LIE, também temos um computador na sala dos professores com acesso a internet,computador impressoras na coordenação e direção para impressão de atividades dos alunos, computadores e impressoras na secretaria da escola para o uso administrativo.
As tecnologias estão disponíveis em vários ambientes de aprendizagem da nossa escola exemplo disso é a sala de leitura que possui um acervo riquíssimo de livros literários para os alunos e professores, microssisteme TV com DVD para o uso de vídeos e filmes.
O uso do Data Show é utilizado para atividades interdisciplinares, reuniões de pais, funcionários e formação continuada dos professores, no entanto, esta ferramenta é utilizada somente com os professores do 3º e 4ª ciclo, pois os professores das séries iniciais não fazem uso desta ferramenta, embora sejam incentivados, acredito que, por não saber manusear tal ferramenta os mesmos tenham dificuldade em elaborar atividades envolvendo este recurso.
Outro recurso que tínhamos para ajudar na aprendizagem dos discentes era a rádio escola que funcionava com a participação dos alunos e professores, entretanto, este recurso está parado a mais de um ano por falta de manutenção.
E para os registros das atividades escolares temos uma câmara digital e uma filmadora que é manuseada por alunos e professores em diversas atividades fora e dentro do ambiente escolar.
Todos esses recursos acima citados favorece aos nossos alunos contínua construção do conhecimento. Portanto, precisamos garantir efetivamente a utilização das tecnologias no planejamento das aulas, entretanto, para quebrarmos o paradigma de alguns professores com aulas arcaicas e desestimuladoras, faz se necessário uma formação continuada para esses docentes.

 Dulcileide Pereira Alves

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LEITURAS DA UNIDADE I
ATIVIDADE 4

PROJETO DE PESQUISA
No dia 22 de novembro de 2010 foi realizada na Câmara Municipal de Parauapebas, a final do projeto "SOLETRANDO" da E.M.E.F.Cecília Meireles, que tinha como tema "Laboratório de Informática Educativo aliado ao desenvolvimento da aprendizagem".
O projeto foi elaborado e executado pela professora Dulcileide P. Alves, com aproximadamente 260 alunos, cinco turmas 1º ano e cinco do 2º ano do 2º ciclo (4ª e 5º ano) totalizando dez turmas, o principal conteúdo era ortografia e vocabulário, sua iniciativa deu-se devido à complexidade da língua portuguesa, pois os alunos apresentavam dificuldades para escrever de acordo com as novas regras ortográficas para isso foi necessário trabalhar vários tipos de gêneros literários objetivando despertar o interesse dos alunos pela ortografia, bem como desenvolver habilidades de leitura e escrita.
A professora responsável Por essa atividade teve apoio da direção e coordenação da escola, coordenação técnica do LIE, da Secretaria da Educação, professores de sala de leitura, educação física, a companheira do LIE e os dez professores regentes das turmas competidoras.
O primeiro passo foi apresentar o projeto para a gestão escolar, corpos docentes envolvidos e coordenação técnica, logo em seguida a professora apresentou a todos os alunos do segundo ciclo. Para sua surpresa os alunos aplaudiram com unanimidades, pois a maioria das etapas do projeto seria desenvolvida no LIE, com durabilidade de seis meses, as aulas seriam de formas prazerosas através de competição entre eles, com o jogo soletrando, um software do Luciano Ruck. Além dos computadores foram utilizados outros recursos tecnológicos. Para assistirem o filme Prova de Fogo” que relata a história de uma menina chamada Akeelah que tem apenas 11 anos, mas um incrível talento com as palavras. Admirado com esse dom, o diretor de sua escola a inscreve num concurso regional de soletração e faz com que ela seja treinada por um professor com PhD em literatura, Dr. Larabee (Laurence Fishburne), foi utilizado DVD, caixa de som amplificada e data-show.
Para os registros no decorrer das atividades foram usadas máquina digital e filmadora, como apoio literário os alunos faziam empréstimos de livros na sala de leitura, estudo da apostilha sobre as novas regras do acordo ortográfico elaborado pela professora do projeto através de pesquisas feita na internet, além do dicionário on-line.
A cada etapa os alunos demonstravam mais interesse, pois todos participavam ativamente das atividades, nos corredores da escola verificavam-se alguns grupos soletrando palavras para o seu colega, nos horários extraclasses os alunos competidores procuravam o LIE a fim de jogar, com o objetivo de estudar cada vez mais com isso ampliando o seu vocabulário.
Este projeto além de incentivar os alunos a estudarem de forma lúdica utilizando as tecnologias digitais motivou os pais dos alunos, pois os mesmos procuravam a professora para explicar como poderia ajudar o seu filho em casa, com isso a professora ganhou mais um aliado a favor da aprendizagem, esta parceria foi um dos melhores resultado que um educador poderia conquistar, diz a professora Dulcileide.
 Profª. Dulce
02/05/2011
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ATIV. 5  DIVULGANDO A PESQUISA

RESULTADO E A ANÁLISE DA PESQUISA SOBRE " TRABALHO POR PROJETO"





Dulce
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SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO - SEMED
ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL CECILIA MEIRELES
NÚCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL – NTE/MARABÁ
ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TICS/2011

UNIDADE: 2

CURSISTAS:  DULCILEIDE P.  ALVES E ROSENILDE M. P. DE CARVALHO


2. TEMA DA PROPOSTA

·Releituras de obras de Tarsila do Amaral


3. OBJETIVOS

·Identificar e relacionar as diferentes manifestações das artes visuais no seu contexto histórico sócio cultural no âmbito, municipal, regional e nacional;
·Reconhecer e valorizar as formas artísticas de diferentes culturas,  identificando  o universal e o particular;
·Reconhecer a permanente necessidade de desenvolver a criatividade de modo a integrar novos saberes;
·Desenvolver o sentido de apreciação estética e artística do mundo;
·Compreender a  releituras de obras ;
·Respeitar a diversidade cultural a partir  dos estilos individuais  de pintores;

4. JUSTIFICATIVA     

Este projeto pretende desenvolver atividades ligadas à área das expressões artísticas (artes visuais) sobre algumas obras de Tarsila do Amaral, onde os alunos passarão a ter noção do que vem a ser a leitura de uma tela, no caso, as telas da referida pintora, através das quais eles farão comentários e leitura das delas, como Abapuru, O Ovo,  A Lua, A  Cuca e  A Floresta.
Para tal, foram desenvolvidas atividades relacionadas ao estudo da vida e da obra da renomada artista plástica Tarsila do Amaral, tendo nesta a inspiração para criações plásticas. Entre as atividades destacaram-se: pesquisas, leitura de imagens, releitura da obras em telas, pintura, desenho,  e organização de uma exposição de arte.

          As justificativas para a realização deste projeto surgiram a partir de três perspectivas: a primeira se refere à relevância de discussões sobre a prática educativa desenvolvida nas escolas na área das expressões artísticas, considerando que esta pode contribuir significativamente para a formação de sujeitos criativos. A segunda se refere à constatação que a vida social está se transformando radicalmente, através das novas tecnologias e das novas maneiras de se ver e de se perceber o mundo. As imagens dominam o cenário social. Na atualidade a leitura de imagem apresenta tanto valor quanto a leitura das palavras. Uma imagem tem muito a relatar e a ser interpretada, pois carrega consigo inúmeras mensagens. Desta forma, a instituição escolar também deve ser reconfigurada para atender às novas necessidades apresentadas pelo contexto social.
O terceiro ponto que justificou o desenvolvimento desse projeto ligado à área da arte visual, com especial enfoque na artista Tarsila do Amaral, está no estilo de suas obras que procuram mostrar o corpo humano de maneiras diferenciadas do que vemos no dia-a-dia. Isto se torna  importante para o trabalho com os alunos, pois vem a contribuir para que eles possam  refletir sobre os padrões de beleza estéticos de nossa época. E ainda, Tarsila do Amaral provoca quem observa, fazendo surgir questionamentos e curiosidades. As cores vibrantes e suas combinações atendem ao imaginário infantil de um mundo que não precisa ser necessariamente o que vemos. Ela é uma artista provocante, que apresenta uma história de vida singular e com inúmeros aspectos interessantes a serem verificados. O trabalho com o corpo humano e suas reflexões sobre os padrões de beleza contemporâneos se articularam com perfeição à vida e à obra de Tarsila do Amaral.  
5. PÚBLICO ALVO     

·Alunos do 1º e 2º  ano do 2º ciclo

6. RECURSOS:
 
     HUMANO: Professores, alunos e coordenador.

     MATERIAIS: Computador, data show, Pendrive, cartaz, pincel e quadro magnético.

7. DISCIPLINA:                                   

·  Arte

8. METODOLOGIA: 
  
   1- ETAPA: A professora leva os alunos ao laboratório de informática, apresenta a proposta de trabalho através de um slide, ou seja, conta a eles que irão desenvolver uma sequência onde terão oportunidade de conhecer  a vida e obras  da artista consagrada na arte brasileira,  Tarsila  de Amaral, em seguida, com ajuda do professor do LIE solicita aos alunos que acesse a internet entrando no Google depois digite:
http://www.culturamix.com/cultura/arte/tarsila-do-amaral
           Possíveis Intervenções:
· O que é uma obra de arte para vocês?
· Vocês já ouviram falar sobre esses grandes nomes dentro da Arte brasileira?
· O que vocês já conhecem  sobre  essa  artista ?
            A professora registra as falas em cartaz como forma de registro para ser utilizado posteriormente.

     2- ETAPA: 
            O professor leva a turma ao Laboratório de informática retoma a aula anterior  relembrando os alunos sobre a Sequência em estudo; onde cada aluno usará um computador para visualizar a obra que será trabalhada, ao mesmo tempo, o professor fará as intervenções utilizando o  data show;
            Informa aos alunos que nesta aula eles irão aprender  sobre a diferença entre releitura e cópia de uma obra;
            O professor informa que Releitura não é simplesmente uma cópia, nem plágio, muito menos uma falsificação. Consiste, sim, na criação de uma nova obra realizada a partir de outra feita anteriormente, acrescentando nessa nova produção um toque pessoal e uma nova maneira de ver e sentir de acordo com a cultura e vivencia próprias de cada pessoa.
Após a discussão a professora socializa uma obra de um artista onde estará socializando também o trabalho de releitura  dessa mesma obra.
                                                                                                                              
Apresenta a Obra aos alunos e solicita   que os  mesmos compartilhem a primeira impressão que tiveram;
Chame a atenção para as características da Obra, as pinceladas, as cores utilizadas, pergunte se eles conhecem o autor da Obra.
É importante diferenciar para o aluno a Releitura e uma cópia da Obra. Reler uma obra é atribuir um significado subjetivo do olhar do artista.
Obs.: A professora poderá procurar outras obras contendo releituras para ampliar o conhecimento das crianças com relação à releitura.


  3- ETAPA:
Nessa aula a professora  apresenta a obra  “Abaporu” de Tarsila do Amaral no data-show  e  juntamente com os alunos que estarão acompanhando nos seus respectivos computadores, farão a análise formal da obra no que diz respeito ás linhas, as formas presentes, `a sua estrutura, como se articula a obra. Ai vão algumas possíveis intervenções:
·                    Esta imagem é um desenho, pintura, fotografia, gravura?
·                    É uma reprodução?
·                    Qual o material utilizado? Lápis de cor, tintas, quais? Tinta óleo, pigmentos,    guache;
·                    Como são as pinceladas?
·                    De que forma a artista organizou cena? Centralizado? Mais á direita., a esquerda, muito acima ou abaixo do centro.
·                    Como é a composição da tela?
·                    A obra é figurativa ou abstrata? ( A professora explica ás crianças o que significa  o que figurativa e abstrata)
·                    Quais as cores que mais aparecem?
·                    São cores quentes? Frias? Primárias? Neutras? Suaves?
·                    São cores puras ou misturadas?
·                    Aparece o preto? Branco? Dourado? Existe sobra? Onde? Claros ou escuros?
·                    Como é a textura da obra representada? As linhas são finas, grossas?
·                    A obra aparece mais linhas curvas ou retas? Curvas abertas ou fechadas?
·                    Qual a maior parte da obra representada? E a menor?
·                    Qual a ultima imagem que se vê?
·                    O que esta mais á frente?
·                    Qual o formato do quadro? Retangular, quadrado?

Todas as intervenções deverão ser realizadas com o conjunto da turma, de uma maneira dialogada e participativa; nunca por escrito, como se fosse um questionário.
O professor poderá registrar algumas colocações das crianças como forma de registro no caderno ou em cartaz.

 4- ETAPA:

             Observando através do data-show o  professor retoma  com a obra estimulando os alunos a falarem sobre o que observam. Incentive-os com algumas perguntas, tais como:
·                    O que se vê nesta obra?
·                    Quem é a pessoa representada?
·                    Está vestida, nua, como são suas roupas?
·                    Quais sensações a obra desperta? Paz? Saudade? Repulsa? Medo? Tranqüilidade? Terror? Fome? Calor? Frio?
·                    Quem é essa pessoa? Que idade tem?
·                    Qual a sua profissão?
·                    É casada? Viúva? Separada?Tem filhos?
·                    Onde ela está? Na cidade, no campo ou no deserto?
·                    Ela mora nesse lugar?  Se morar como é sua casa? Como é esse lugar? Mora com quem? Você acha que ela está de férias?
·                    Como chegou até ali? De barco, de ônibus, avião... etc
·                    Veio sozinha?Como é sua bagagem?
·                    É uma pessoa alegre, preocupada, triste, angustiada, feliz?Por quê?
·                    É rica, pobre? O que ela faz ai?
·                    Antes de chegar nesse lugar onde estava o que fazia?
·                    Ao sair daí para onde irá, o que irá fazer? Qual é o horário do dia? É cedo, de madrugada, entardecer, meia noite?
·                    Qual o clima? Faz frio? Calor?Tem neblina, chove?
·                    Qual o som você associa a este lugar? Barulho de carro? Ambulância? Motos? Pássaros, ventos, pessoas conversando?Cadeiras saindo arrastadas? Música? Qual  música?
-Imagine que a obra se amplia para cima, à direita, à esquerda e abaixo:
·                   O que haveria nas laterais? Mais pessoas? Casas? Cidades? Rio? Mar? Florestas, animais, móveis, prédios;
·                   E acima, há nuvens, sol, estrelas, lua, um raio, um avião?
·                   E abaixo, haveria água, areia, um navio, um barco, conchas;
Instigue a imaginação dos alunos deixando-os falar à vontade.

OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:
Faça uma relação entre a leitura formal realizada na aula anterior e da leitura interpretativa, pois, muito mais importante do que o aluno saber onde estão as verticais ou cores frias, é perceber como  o artista utilizou esses recursos para registrar a sua idéia. Por exemplo, se o grupo acha que a obra expressa tristeza discuta com os alunos quais cores, formas, composição, pinceladas, o artista usou para expressar tal sentimento. Lembre-se seu objeto de estudo é a linguagem.
5- ETAPA:
No Laboratório de Informática, o professor  retoma a Obra de TARSILA DO AMARAL, solicita aos alunos para acessarem o site: http://pt.wikipedia.org/wiki/Abaporu em seguida faz as seguintes intervenções:
·                    Você já havia visto esta obra antes? Onde?
·                    Qual o seu nome? Teria sido feito por quem? Em que época? Por quê?
·                    Quem é o autor ou autora desse quadro?
·                    Seria brasileiro (a)? Por quê?
·                    Vocês acham que essa Obra é recente? Por quê?

Diga-lhes o nome do quadro e de  sua autora, reforçando a idéia de que essa Obra foi escolhida  porque é uma tela importantíssima na história da Arte universal.

 6- ETAPA:
O professor apresenta outras obras no data-show da Artista tais como:  A Lua, Sol Poente , Floresta e  o Ovo.
Chame a atenção para as características das Obras, quanto às pinceladas, as cores utilizadas, as semelhanças, os objetos, as linhas, etc. (Segue-se abaixo as possíveis intervenções ).
Possíveis Intervenções:
1.           O que se vê nesta obra?
2.           Quais as sensações as obras desperta?
3.           Quais as cores que mais aparece nas telas?
4.           São alegre, tristes ?
5.           São fortes ou fracas?
6.           O que as Obras têm em comum?
7.           E o que as diferenciam?
8.           Qual lhe chamou mais atenção?
Complete essa atividade, trazendo um pouco da Contextualização das Obras acima relacionadas consultando a Wikipédia e wikicionario.
9. PERÍODO DE REALIZAÇÃO

DATA
Seg.
Ter.
Qua.
Qui.
Sex.
25/04
5ª Ano - A /B/C/D/E
1ª Etapa


X

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X
26/04

4º Ano – A/B/C/D
1ª Etapa

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X

X
02/05
5ª Ano - A /B/C/D/E
2ª Etapa


X

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X
02/05

4º Ano – A/B/C/D
2ª Etapa

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X

X
09/05
5ª Ano - A /B/C/D/E
3ª Etapa


X

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X
11/05

4º Ano – A/B/C/D
3ª Etapa

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X
16/05
5ª Ano - A /B/C/D/E
4ª Etapa


X

X

X
17/05

4º Ano – A/B/C/D
4ª Etapa

X

X

X
23/05
5ª Ano - A /B/C/D/E
5ª Etapa


X

X

X
24/05

4º Ano – A/B/C/D
5ª Etapa

X

X

X
30/05
5ª Ano - A /B/C/D/E
6ª Etapa


X

X

X
31/05

4º Ano – A/B/C/D
6ª Etapa

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X

X



















Obs:
As aulas tiveram início dia 25 de abril e o término dia 31 de maio de 2011.
Uma aula por semana com duração de 45min.

10 . AVALIAÇÃO
A avaliação considerará a participação efetiva do estudante nas atividades, considerando também  o desempenho e contribuição em todas as etapas do projeto,
 principalmente: o alcance dos objetivos almejados; o cumprimento dos prazos previstos; a disponibilidade do material aos estudantes para releitura das obras confeccionadas pelos próprios alunos e, o acompanhamento das atividades pelos professores regentes e do LIE

11. FORMAS DE SOCIALIZAÇÃO

A socialização acontecerá no dia 17 de junho, do corrente ano no pátio da escola para toda a comunidade escolar com exposição dos materiais produzidos pelos alunos e também será socializado na formação de coordenadores da rede municipal de ensino será divulgado nos seguintes blogs: http://escolaceciliameireles.blogspot.com/, dulceproinfo.blogspot.com, rosenildecarvalho.blogspot.com.


12. WEBLIOGRAFIA


FOTOS DAS ATIVIDADES REALIZADAS NO LIE


Profª. Dulce